Linhas Editoriais – Você já trabalha como afiliado e está com dificuldade na criação de conteúdos?
Um dos passos mais importantes para se criar um conteúdo de qualidade é definir suas linhas editoriais.
Ou seja, é definir bem os assuntos que serão tratados em seus canais digitais.
Aliás a importância de você ter linhas editoriais definidas é que você nunca vai ficar perdida na hora de criar conteúdos.
Pois você consegue acertar em cheio na sua comunicação.
Nesse artigo vou te mostrar o que são linhas editoriais e como definir as suas de uma forma bem prática.
O que são linhas editoriais?
Linhas Editoriais são os assuntos que abordamos na nossa comunicação com a nossa persona.
Os assuntos que forem determinados nas linhas editoriais devem ser definidos de modo que possamos atingir nossa persona da melhor forma possível.
Portanto, se você quer se conectar com sua persona, as suas linhas editoriais devem ser de acordo com os interesses dela e com objetivo de solucionar as suas dores.
Como fazer uma linha editorial?
Para criar sua linha editorial você precisa estar com sua persona definida.
Lembrando que persona é o seu cliente ideal é a pessoa que você escolheu pra falar na internet.
Por exemplo, a minha persona é Maria, casada, mãe do Lucas, mora em São Paulo.
Maria trabalha como maquiadora em um salão de beleza e ganha uma média de R$1500,00.
Seu marido também trabalha e os dois compõem a renda da família.
Ela tem uma rotina muito cansativa, trabalha muito, principalmente aos finais de semana, e isso tem se tornado um tanto exaustivo pra ela.
Até mesmo porque quase não sobra tempo para ficar com sua família.
Ela quer muito arrumar um novo emprego para ter uma qualidade de vida melhor.
Assim decidiu fazer a clássica pesquisa, de como trabalhar em casa através da internet e descobriu o Marketing Digital.
Viu ali a oportunidade que estava buscando, mas ficou com dúvidas como, será que funciona mesmo? Será que é um negócio sério?
Ela não sabia por onde começar, Certamente se sentiu insegura naquele momento, ao entrar num mercado que até então ela desconhecia.
Esse é apenas um exemplo bem básico e quanto mais detalhes você tiver da sua persona, mais fácil será para fazer as linhas editoriais dela.
Definindo as linhas editoriais da Maria
Bom, em primeiro lugar precisamos listar as dores, as necessidades e os desejos da Maria.
Desejos:
- trabalhar em casa,
- ficar mais tempo com a família;
Dores:
- medo do desconhecido,
- não saber se o Marketing de afiliados confiável,
- não sabe por onde começar
Alguns exemplos de linhas editoriais que vão ajudar Maria
- Plataformas Digitais, primeiros passos;
- Como é a rotina de um afiliado;
- Motivação;
- Quebra de objeções;
Maria tem dúvida se o Marketing digital é confiável ou não.
Então é necessário ter nas linhas editoriais conteúdos que ajudem ela entender todo o processo e que sim é confiável.
Precisa entender como funcionam as plataformas desde o cadastro até como sacar suas comissões.
Precisa saber como é a rotina das pessoas que já trabalham em casa, quanto tempo por dia, como se organizar e tudo relacionado.
Os conteúdos motivacionais irão ajuda-la muito pois como vimos ela é insegura e tem medo de não saber lidar com todo esse processo.
Considerações Finais
Como você pode ver aqui neste artigo, não é tão difícil fazer suas linhas editoriais.
No entanto, é necessário ter sua persona definida, afinal ela é o centro de tudo.
Aliás se você quer conhecer mais sobre linhas editoriais, organização e criação de conteúdo, calendário editorial, e ter ideias infinita de conteúdo, eu recomendo pra você o Curso Conteúdo Apaixonante
Esse treinamento é indicado para afiliados que trabalham de forma profissional.
Que querem melhorar seus resultados produzindo conteúdo de valor para sua audiência.
Espero ter ajudado,
Débora Bello.
Recomendo a leitura desse artigo: banco de ideias infinito
Deixe um comentário