A Criação de Conteúdos para Redes Sociais – sempre foi, e é um desafio bem grande para quem está iniciando no Marketing Digital.
Eu mesmo sofri bastante até entender todo esse processo, de criar conteúdos para Internet , confesso que é bem desafiador.
Porém quando você começa a entender um pouquinho desse processo as coisas já se tornam mais fáceis.
Portanto, seja muito bem vinda e vamos lá saber um pouco sobre criação de conteúdo para redes sociais.
O que é Criação de Conteúdo para Redes Sociais
A Criação de conteúdo para redes sociais é muito importante para fortalecer a sua presença digital, não importa o seu nicho.
É também 95% de todo o trabalho de quem usa a internet para vender no Tráfego Orgânico.
Vale lembrar que as redes sociais são os únicos meios que você terá para promover o seu conteúdo.
Normalmente cada mídia tem suas regras ou particularidades, por isso é muito importante conhecer cada uma delas para entender o que é permitido ou não.
Como por exemplo se pode divulgar links ou não, tamanho de imagens, qual o melhor horário para postagens, etc…
No entanto, se você seguir as regras de cada mídia, tem como evitar situações desnecessárias como bloqueio, por exemplo.
Agindo dessa forma, você é livre para criar conteúdo relevante para todas as redes sociais.
As postagens em redes sociais precisam ser frequentes.
Então, o ideal seria que você criasse um planejamento para se organizar e adaptar essa nova rotina no seu Negócio.
Quando você começar a fazer postagens nas redes sociais, é importante saber que o que vale não é quantidade e sim a qualidade.
Para conseguir sucesso no seu Negócio Online é necessário ser consistente (não tem outro jeito).
Como criar Conteúdos para Redes Sociais
Na verdade, não existe a fórmula exata para criar conteúdos.
Existem sim estratégias para conhecer o seu público e então oferecer o conteúdo que eles querem.
Então vou deixar aqui algumas dicas que me ajudaram muito a entender como criar conteúdos, e que vão te ajudar também.
Antes de tudo você precisa definir o seu nicho, que nada mais é do que o assunto que você vai abordar.
Exemplos de nicho: relacionamento, emagrecimento, beleza, culinária etc…
Em seguida é hora de pensar no seu público alvo e definir a sua persona (que é a pessoa com quem você vai falar na internet).
Certamente isso vai te ajudar a pensar melhor em temas e assuntos relevantes que vão chamar a atenção dos usuários.
Definir uma linha editorial que são os assuntos de interesses da sua persona.
Falar a língua do seu público é tão importante quanto conhecer o seu público alvo.
Saber a maneira como ele se comunica é essencial para que a sua mensagem seja entendida da melhor forma possível.
Se colocar no lugar do seu Público, antes de fazer um post, tenha empatia pelo seu público e faça as seguintes perguntas.
- Este conteúdo poderia me ajudar?
- Será que essa postagem poderia resolver o meu problema?
Faça como se estivesse fazendo para você, o seu conteúdo precisa resolver a dor do seu público/persona.
Ao responder essas perguntas, com os olhos do seu público, certamente se tornará mais fácil produzir conteúdos atraentes, que geram conexão e engajamento com a sua audiência.
Tenha objetivo qualquer estratégia precisa ser feita com um objetivo. O que você busca neste momento?
- Ganhar seguidores?
- Construir autoridade?
- Aumentar o engajamento?
É importante ter um objetivo para saber se as suas ações estão te dando o retorno esperado.
Tipos de Conteúdos para Redes Sociais
Quando se fala em conteúdos as pessoas já pensam logo em artigos para blog, documentários etc…no entanto os tipos de conteúdos são diversos.
Eu vou destacar algumas ideias aqui que você pode usar na sua estratégia de conteúdo.
1- blog- o blog de conteúdo que é formado por artigos de conteúdos, artigos de vendas e artigos de conversão.
2- Vídeos – que podem ser: séries de vídeos, vídeos de conteúdo, cursos em vídeos, existem diversas opções que você pode agregar dentro da opção de vídeos.
3- Redes sociais – onde você pode criar um canal de conteúdo para sua audiência
4- Listas – é uma ótima opção para você trabalhar com criação de conteúdo.
5- Ebook- Você pode transformar um conhecimento seu em formato de ebook para ser baixado em suas redes sociais.
6- Infográfico – a ideia de trabalhar com infográfico pode ser uma ótima forma de compartilhar conteúdos mais técnicos.
7- Pod cast – também é muito utilizado na estratégia de marketing de conteúdo.
8- Live – é uma maneira bem dinâmica e prática para construir um relacionamento com o seu público.
Enfim existem muitas outras opções de tipos de conteúdos e você pode escolher 1,2 ou trabalhar com várias.
Se você se interessou por esse assunto e quer entender um pouco mais sobre criação de conteúdo.
Eu te convido para conhecer um método prático que te ensina como criar conteúdo de forma simples e prática.
Leia também este artigo sobre Produção de Conteúdo Curso Conteúdo Apaixonante
Espero de coração que este conteúdo tenha te ajudado!
Te aguardo no próximo Post,
Débora Bello.
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