Quer ter um Tema Bonito e Profissional assim como Este?

Sim eu Quero!

Como fazer Planejamento de Conteúdo Estratégico | 6 Passos simples

Débora Bello

Escrito por Débora Bello

Bússola de SEO

Quer ter o seu Blog no topo das páginas do Google e Youtube sem investir em Tráfego Pago?

Compartilhe agora mesmo:

O- que- é -planejamento -de -Conteúdo

Que o planejamento estratégico de conteúdo é o caminho para fazer o seu negócio dar certo, não é segredo.

 

Isso ocorre em todas as áreas da nossa vida, por exemplo se quisermos comprar uma casa ou um carro, é preciso se planejar com antecedência porque se não pode dar problema.

 

Assim é na nossa vida pessoal e nos negócios também .

 

No artigo de hoje falaremos sobre planejamento estratégico de conteúdo aqui na internet .

 

São 6 passos simples para você planejar seu conteúdo e conquistar a tão sonhada consistência na produção de conteúdo.

 

Vamos aprender? Então continue a leitura até o final do artigo, você vai adorar.

 

O que é planejamento de Conteúdo?

O planejamento de conteúdo nada mais é do que aquele momento em que sentamos para planejar a execução de uma tarefa.

 

Sem planejamento é praticamente impossível estabelecermos uma rotina que venha garantir que possamos alcançar aquele resultado desejado.

 

Portanto, o planejamento é uma das etapas mais importantes aqui no nosso negócio online.

 

Como fazer um Planejamento de Conteúdo em 6 passos simples

Porque- fazer -Planejamento -de- Conteúdo- é -importante

 

1° Passo – Objetivo, Este é o primeiro passo a seguir antes de qualquer planejamento.

É preciso saber exatamente o que você deseja com esta ação, ou seja, você vai precisar definir metas.

 

Por exemplo, o que você vai querer com esta ação??

  1. alcançar mais seguidores,
  2. ter mais engajamento 
  3. fazer vendas.

 

É importante que se tenha isso bem claro no seu planejamento, é uma estratégia para você finalmente saber o que está dando resultado ou não.

 

2° Passo é a Persona: a persona é o início de tudo, é pra ela que criamos conteúdo e é ela quem determina o tipo de conteúdo que vamos criar.

 

Lembrando que a persona é a pessoa que você escolhe para se comunicar na internet, ela é o seu potencial cliente, é ela quem compra de você.

 

É importante que você liste as dores, desejos e objeções dela .

 

3° Passo Linhas Editoriais – são os assuntos ou temas de interesses da persona.

 

No entanto, para isso você já precisa ter a persona definida, caso contrário não tem como definir linha editorial.

 

Os assuntos usados para criar suas linhas editoriais são exatamente as dores, desejos e objeções que você escolheu ao definir a persona.

 

Planejamento Estratégico de Conteúdo – 6 Passos simples

Planejamento -de- conteúdo- para- Blog

 

4°Passo Banco de Ideias – Quem é criador de conteúdo precisa ter um banco de ideias.

 

O banco de ideias é fantástico, assim como eu você vai amar ter um.

 

Aproveito  para dizer que ele ajuda demais principalmente nos momentos em que estamos sem inspiração. 

 

Certamente as ideias surgem nos momentos em que não estamos trabalhando no nosso negócio online, não é mesmo?

 

E sim, sempre aparecem em ocasiões que não estamos esperando por elas, simples assim:

 

  • Durante a leitura de um livro;
  • assistindo um filme;
  • ou até mesmo no momento do banho;
  • Quando deitamos para dormir.

 

O ideal é que você anote em algum lugar assim que possível, pois podem ser ideias valiosas, se demorarmos em anotar, provavelmente não lembraremos depois. 

 

5º Passo Calendário Editorial – O calendário editorial é sem dúvida  uma das ferramentas mais importantes no nosso negócio.

 

Pois ele  nos permite uma visão ampla de tudo aquilo que já postamos e o que ainda vamos postar na nossa estrutura.

 

Então ele serve muito para você se organizar nas suas postagens, através dele é possível saber se está sendo muito repetitiva ou não na sua comunicação. 

 

Certamente vale muito a pena ter o seu, o local é você quem decide, poder usar uma agenda, trello, planilha do google, ou até mesmo o bom e velho caderninho.

 

O importante é ter o seu.

 

6º Passo  Colocar a mão na massa – E finalmente agora é hora de colocar a mão na massa, é a hora de começar a produzir seus conteúdos e colocar em prática todo o seu Planejamento.

 

Conclusão – Planejamento de Conteúdo

Olha, de coração espero ter contribuído de alguma forma ao passar este conteúdo para você é um assunto que me interessa muito, adoro falar sobre produção de conteúdo em geral.

 

Porém tive muitas dificuldades para entender essa parte e hoje tenho orgulho de poder ajudar quem precisa. 

 

O método que me ajudou a entender sobre planejamento, produção e organização de conteúdo foi o Curso Conteúdo Apaixonante da Rani Dias.

 

Se você deseja dar um passo a mais no seu negócio, eu recomendo fortemente este método para você.

 

Continuando aqui, neste artigo vimos 6 maneiras simples e práticas de fazermos um planejamento de conteúdo estratégico.

São eles:

  • Definir suas metas;
  • Ter uma persona bem definida;
  • Linha Editorial;
  • Calendário de conteúdo;
  • Banco de Ideias;
  • Mão na massa;

 

São passos muito importantes que valem muito a pena aplicar no seu Negócio.

 

Dúvidas deixe nos comentários.

 

Um abraço!!

 

Débora Bello.

 

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Bússola de SEO

Quer ter o seu Blog no topo das páginas do Google e Youtube sem investir em Tráfego Pago?

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro