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Como definir a Persona | Comprovadas 5 Estratégias para ter ideias de Conteúdo

Débora Bello

Escrito por Débora Bello

Bússola de SEO

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como- definir -uma -persona

Como definir a Persona – Certamente esta tem sido a preocupação de muita gente por aí.

Se isso é algo que te preocupa também eu já te convido para ler esse artigo até o final.

Pois nele vou te mostrar 5 estratégias comprovadas para você ter muitas ideias de conteúdo e assim definir a sua persona de uma vez por todas.

É bem provável que você esteja frustrada e decepcionada pois todo conteúdo que você produz na internet , não lhe traz resultado nenhum.

E eu entendo perfeitamente pois já estive desse outro lado, e posso garantir que é decepcionante mesmo.

 

O que é e Como definir a Persona do seu Negócio?

como- definir -a -persona -do- meu- negócio

Antes de continuarmos, gostaria de te fazer 4 perguntas bem simples!

  • Você está sempre em dúvida do que postar nas redes sociais?
  • Ou quando faz os post, fica insegura para postar?
  • Não posta Stories porque não sabe o que vai falar?
  • Já cria conteúdo mas o seu engajamento é péssimo?

Se você respondeu sim para todas ou alguma dessas perguntas, então você precisa saber como definir a persona.

Talvez possa estar se perguntando, mas o que é persona?

Persona é a personificação do seu cliente ideal, é a pessoa com quem você escolhe para falar na internet.

É você quem escolhe com quem vai falar, porém as características como:

  • Nome, idade, sexo, emprego, estado civil, filhos, dores, desejos e objeções precisam ser baseados em fatos reais.

Entretanto, ao escolher as características da sua persona, precisam ser aquelas que você consegue ajudar com o seu conteúdo.

Porque caso contrário você vai travar e não vai conseguir ajudar.

No entanto, algumas pessoas preferem acreditar que definir uma persona pode ser bobagem ou perda de tempo.

E por isso elas pulam essa etapa tão importante do seu negócio.

Criam conteúdos aleatórios, e tentam vender para todo mundo.

Já ouviu um ditado que diz assim “quem quer alcançar todo mundo não alcança ninguém?” É bem assim que acontece.

E as consequências são essas: O seu conteúdo não conecta com ninguém, não tem interação e muito menos vendas.

 E isso ocorre porque não tem um direcionamento.

O benefício de definir a persona é exatamente porque você vai saber o tipo de conteúdo que precisa produzir.

Você  vai criar o conteúdo certo que vai de encontro com as dores, desejos e as objeções do seu cliente.

Enfim, se quisermos atrair a pessoa certa e qualificada para o nosso negócio, precisamos ter persona definida.

 

5 Estratégias Comprovadas para você conhecer a sua Persona

como- definir- minha- persona

Bem agora que você já sabe o que é persona, assim como sua definição e a importância dela no seu negócio, seja ele digital ou não.

Conforme prometido vamos então às 5 estratégias poderosas que vão te ajudar a ter muitas ideias do que postar para sua audiência.

1- Olhar nos comentários dos seus vídeos no Youtube ; ali as pessoas costumam deixar suas dúvidas.

Mas é preciso saber interpretar o que elas querem dizer, nem sempre é uma pergunta.

E sim um comentário onde você percebe que aquela pessoa tem uma dor de não saber fazer algo.

2- Olhar canais dos concorrentes do seu Nicho; esteja sempre com olhar atento, procure pelos vídeos mais populares e veja os  comentários.

Vai anotando em algum lugar tudo aquilo que te interessa. 

3- Participar das lives de pessoas do mesmo nicho que você:

– Faça uma lista de perfis de pessoas que falam do mesmo assunto que você.

–  Aprenda a desenvolver um olhar analítico e fique atenta às dúvidas que a persona faz.

4-Envie formulários de pesquisa para a sua audiência; geralmente isso é feito com aquelas pessoas que te procuram no direct.

  • Vai funcionar assim: após ajudar aquela pessoa respondendo suas dúvidas, você pergunta:

Ex: Fulano, Chame sempre pelo nome, para que a pessoa se sinta importante.

–Você pode responder uma pesquisa para mim? Então você explica do que se trata e ela não vai se negar a responder.

Então você envia para ela o formulário.

5- Grupos de Network- Pesquise por grupos de pessoas que se ajudam, e o tema desses grupos precisam estar relacionados com aquilo que você vende.

  • Nesses grupos você pode se colocar à disposição das pessoas para ajudar, tirando as dúvidas delas.
  • E assim conhecer mais a sua persona e anotar suas dúvidas para criar conteúdos.

 

Conclusão

Bem, já finalizando este artigo, fico muito feliz em tê-la ajudado com essas dicas de estratégia para você saber como definir a  persona.

Porém, se você deseja se aprofundar ainda mais no assunto dando um passo a mais para ter mais estratégias como essa.

Recomendo a leitura deste artigo bem mais completo, Curso Mapa da Persona.

 

 

Foi este treinamento que fiz e dentro dele tem ao todo 20 Estratégias quentíssimas pra te ajudar a conhecer ainda mais a sua persona.

Um Abraço!!

Débora Bello.

 

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1 Comentário

  • Bruno Machado disse:

    Ótimo! Muito bem explicado seu passo a passo. A persona criada de maneira é fundamental para a estratégia ter sucesso.
    Parabéns pelo conteúdo 👏🏻

  • Bússola de SEO

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